
(11)3851-7493
(11)3851-8981
(11)3982-9494


BARATA
-
A baratas existem há cerca de 350 milhões de anos.
-
Existem pelo menos 3.500 especies de barata, porem apenas 35 podem viver em ambiente domestico.
-
No Brasil as especies mais comuns são a Blatella germanica, Menorzinha e a Periplaneta Americana.
-
Apesar de comer de tudo as baratas tem preferencia pela gordura.As baratas carregam muitos germes e podem transmitir doenças como cólera, herpes, hepatite b, alergias, diarreia e a febre tifoide.
-
As baratas tem em media 2 anos de vida Durante a vida, as fêmeas são capazes de por 50 ootecas (saquinho que protege os ovos), cada um com 16 embriões, depois de 45 dias as baratas vem ao mundo.
-
Uma barata caseira pode viver ate 45 dias sem comida e 15 sem água.
-
Baratas podem viver ate 3 dias sem a cabeça, já que seu sistema nervoso é difuso e não depende da cabeça para funcionar.
-
Na maioria das vezes as baratas morrem de costas, isso porque o casco é mais pesado que o corpo.
PULGA
-
Os sifonápteros (Siphonaptera) são uma ordem de insectos sem asas, popularmente conhecidos como pulgas.
-
As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubónica.
-
As pulgas apresentam ciclo de metamorfose completo. Ou seja, a fêmea coloca ovos (cerca de 300 a 400 de uma única vez), dos quais eclodem as larvas; estas se transformam em pupa, para então surgir em sua forma adulta. Cabe ressaltar que, dependendo das condições externas, a pulga não emerge imediatamente do seu casulo (ou pupa) - ela pode demorar dias, meses e até um ano para sair do casulo, aguardando condições ideais para sua sobrevivência (um parasita). Isso explica a existência de pulgas em lugares que tenham permanecidos desabitados por muito tempo .
-
Uma pulga é capaz de pular a um metro de distância (200 vezes o próprio tamanho.




CUPIN
-
Existem cerca de 2.000 espécies de cupins espalhadas por todas as regiões do globo. Os mais comuns são:
-
- Cupim de madeira seca
-
- Cupim subterrâneo
-
Os subterrâneos são os que causam os maiores prejuízos (ao meio ambiente). Formam seu ninhos sob a superfície da terra e atacam madeiras que mantém contato com o solo.
-
Já os de madeira seca, vivem em colônias estabelecidas em peças de madeira e são independentes de qualquer contato com o solo.
-
( ambos possuem um tórax desenvolvido e um aparelho bucal triturador. ) O trabalho na colônia é dividido entre "soldados", "obreiras" e "reprodutores".
-
São sensíveis ao odor e comunicam - se através de vibrações do corpo, que conseguem detectar através do solo.
-
Uma vez instalados, vão atacar com voracidade todo o alimento disponível ( livros, roupas, móveis, assoalhos, vigamentos, etc ... ), aumentando progressivamente o tamanho da colônia.
-
O desenvolvimento urbano desalojou os cupins do seu habitat natural, tornando-os um flagelo que causa prejuízos.


FORMIGA
-
As formigas são insetos sociais que vivem juntas em colônias. Pertencem à Ordem Hymenoptera, mesmo grupo em que se encontram as vespas e abelhas.
-
Existem várias famílias de vespas e várias de abelhas, no entanto todas as formigas estão agrupadas em uma única família, a família Formicidae.
-
Mesmo assim, as diferenças de biologia e comportamento entre as diferentes espécies de formigas são acentuadas, variando desde a formiga doméstica, comum de se encontrar dentro de residências, infestando áreas alimentares, até hospitais, contaminando soro fisiológico e outros equipamentos até a formiga eminentemente rural, especializada em cortar folhas e outras partes vegetais para garantir a sua sobrevivência.


TRAÇA
-
As traças podem ser consideradas importantes pragas em áreas urbanas, pois infestam roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados.
-
Na área urbana identificam-se três grupos distintos, reunidos em duas ordens: o grupo formado pelas traças dos livros ou traças-prateadas, o grupo formado pelas traças das roupas e as traças de produtos armazenados.
-
As traças procuram alimento e abrigo, gostam de lugares úmidos e com acúmulo de roupas, livros, cadernos, comidas e objetos de modo geral sem uso.



MOSCA
-
Embora as moscas domésticas não piquem, elas podem transmitir diversas doenças para os seres humanos, devido ao seu hábito de colocar os ovos em locais sujos e depois pousar em alimentos que são deixados expostos, nos contaminando depois que os consumimos.
-
As principais doenças causadas e transmitidas pelas moscas são: conjuntivite, febre tifoide, tuberculose, diarreia, entre outras.


MOSQUITO
-
O mosquito da dengue, muito parecido com o pernilongo, é menor que um mosquito comum (5 a 7 milímetros), de cor escura, rajado, com listras brancas no corpo e nas patas.
-
Chama-se Aedes aegypti, por ter sido identificado no Egito. O nome significa "o indesejável do Egito".
-
Provavelmente, nem as múmias o queriam por lá!
-
Curiosamente, somente a fêmea precisa do sangue humano para seu desenvolvimento; o macho alimenta-se de frutas.
-
Portanto, somente as fêmeas irão transmitir a dengue.
-
O Aedes aegypti ataca somente durante o dia, geralmente de manhã ou no final da tarde.